Início » Você está sofrendo e a dor é terrível? Lembre-se destas 5 verdades

Você está sofrendo e a dor é terrível? Lembre-se destas 5 verdades

Milagre Sublime Orações, Sonhos e Simpatias

Quando está enfrentando uma situação difícil, você se vê mergulhado em um turbilhão incontrolável de pensamentos e emoções, e é atacado por um profundo desânimo?

Quando estamos enfrentando situações difíceis, é muito fácil focar apenas no negativo e esquecer as verdades encorajadoras e reconfortantes que Deus tem para nós.

Situações difíceis podem levar a nossa mente a mergulhar em uma espiral descendente de desânimo, então surgem pensamentos mentirosos e desesperadores que nos afastam das verdades de Deus, enfraquecem nossa fé e reduzem a nossa coragem.

Focar nas verdades vitais que Deus tem para nós é a chave para vencer o desânimo, o desespero e a falta de coragem que surgem quando estamos enfrentando momentos difíceis.

As 5 verdades vitais que Deus tem para nós e que podem nos ajudar a superar momentos difíceis

Lembre-se:

As verdades que Deus tem para você podem te ajudar a superar os momentos difíceis, mas você precisa ter fé e confiar em Deus, assim a força Divina te ajudará a vencer todos os desafios da sua vida.

1 – A palavra de Deus é sempre importante

Os caminhos de Deus são perfeitos; a palavra do Senhor é pura. Ele é o escudo de todos os que nele se refugiam. (2 Samuel 22:31)

A palavra de Deus é segura, poderosa e pode te ajudar a superar todos os momentos difíceis.

Durante momentos difíceis é muito fácil esquecer essa verdade e, ao esquecer essa verdade, nossa fé no Senhor vacila, então pode acontecer de cairmos na tentação de achar que Deus não nos ampara.

Mesmo naqueles momentos mais difíceis e desesperadores, Deus está conosco, nos amparando e guiando.

Então, para superar os momentos difíceis, precisamos ter fé, valorizar a palavra de Deus e deixar que ele nos guie.

Ore, leia a Bíblia e acredite no que o Senhor está te dizendo.

Lembre-se também que:

Deus vai te atender no tempo certo. O Senhor conhece todas as suas necessidades, e sabe exatamente quando te conceder os milagres que você precisa.

2 – Só porque você está sofrendo, isso não quer dizer que a culpa é sua

… Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca achou engano. (1 Pedro 2: 20-22)

Só porque você está sofrendo, isso não quer dizer que esse sofrimento é culpa sua.

Quando estamos enfrentando momentos muito difíceis, e não conseguimos modificar as circunstâncias com o nosso próprio esforço, corremos um sério risco de deixarmos a culpa nos envolver.

Funciona mais ou menos assim: “Se estou passando por isso, certamente fiz algo de errado, então a culpa é somente minha.”

Ora, nem sempre sofremos porque fizemos algo de errado. A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que sofreram muito mesmo não tendo feito nada de errado.

Lutar para vencer momentos difíceis já é algo duro, então, se adicionarmos culpa, a coisa ficará ainda mais difícil.

Portanto, ao invés de ficar perdendo tempo com culpa, encare o sofrimento como um processo de aprendizado, e busque em Deus a força para superar todas as adversidades.

3 – A vida se move em estações: a situação ruim não vai durar para sempre

Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu… (Eclesiastes 3:1)

Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, no Cristo Jesus, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. (1 Pedro 5:10)

Se o seu sofrimento dura mais de um dia ou, especialmente, se dura mais de uma semana, mês ou ano, é muito fácil sentir que durará para sempre.

O sofrimento contínuo provoca uma fadiga persistente que drena nossa energia e atrapalha de maneira muito importante o desenvolvimento de nossas atividades diárias, prejudicando seriamente a nossa vida de forma geral.

No dia-a-dia, pode parecer que o sofrimento realmente jamais acabará, no entanto, se você se concentrar em Deus, sentirá o Senhor te incentivando a lutar, porque dias melhores virão.

4 – Deus vai te ajudar a se recuperar

Eu vos disse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo. (João 16:33)

O sofrimento pode nos levar a achar que jamais conseguiremos nos recuperar, que a dor vai nos destruir e que nunca mais desfrutaremos de paz e alegria.

Alguns acontecimentos dolorosos podem ser irreversíveis (como um divórcio ou a morte de uma parente, por exemplo), mas nunca devemos nos esquecer de que Deus pode nos ajudar a colocar os pés numa base firme novamente, mesmo que, no momento, tudo pareça perdido e sem sentido.

Mesmo que os acontecimentos “rompam” tudo o que tem sentido para você, e que sua trajetória de vida mude completamente, ainda assim Deus pode usar isso para o seu bem e salvação.

O Senhor conhece todas as suas lutas e necessidades. Na verdade, ele já tinha um plano para você muito antes do seu nascimento, por isso ele não se surpreende com o seu sofrimento atual.

Tenha fé e se mantenha firme na luta! O sofrimento vai passar e Deus vai te ajudar a encontrar a paz e a felicidade novamente.

5 – Deus nunca deixará ou esquecerá você

Sede fortes e corajosos! Não vos intimideis nem tenhais medo deles! Pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará. (Deuteronômio 31:6)

Uma das coisas mais difíceis que nos atormentam quando estamos lutando contra o sofrimento é a sensação de que Deus está distante (e/ou silencioso) de nós.

Apesar de nem sempre sabermos porque Deus parece silencioso em determinadas ocasiões específicas, duas coisas podem nos levar a pensar que o Senhor não está conosco:

  • Em momentos difíceis, nossas mentes muitas vezes ficam atordoadas, mergulhadas em confusão e empenhadas em encontrar soluções para problemas, assim, fica difícil nos colocarmos num estado que favoreça a nossa comunicação com Deus;
  • Deus já nos disse em outro momento o que devemos fazer, e está esperando a nossa ação, por isso ele fica em silêncio.

Independentemente de quão distante Deus possa parecer estar, você deve se lembrar sempre de que tem a palavra dele para te ajudar a ter forças para seguir lutando.

As palavras de Deus são poderosas e você deve recorrer a elas para se armar de coragem e fé.

Portanto, quando sua mente tentar te sabotar com a ideia de que Deus está distante e silencioso, ou que se esqueceu de você, lembre-se da seguinte verdade:

Deus nunca te deixa.